Começando pelo mais importante: invista apenas o que você pode perder. Investir em startups é risco, saiba disso.

Agora, como conseguir investir em startups se você não tem track record como investidor ou volume financeiro como os VC’s? Como competir com investidores anjos profissionais e fundos institucionais?

Aqui vão as minhas sugestões:

Se coloque à disposição para os fundadores da empresa que você quer investir. Ou seja, além do capital que você tem disponível para investir, invista seu tempo. Muitos investidores profissionais e fundos de Venture Capital têm um volume alto de investimentos e por isso, consequentemente, não conseguem colocar muito tempo nesses negócios.

Dentro da sua realidade, procure passar o máximo de tempo com os fundadores e descubra como você pode se tornar um ativo para a empresa. Mais uma cabeça pensando no negócio pode ser um grande ativo para uma empresa em fase inicial.

Também sugiro você procurar por deals em negócios e áreas que você realmente tem interesse. Quanto mais tempo você passa estudando o mercado que você investe, melhor será seu resultado. E quanto mais apaixonado você está pela área, mais você irá estudar. Também é estudando e pesquisando que você acaba encontrando startups do seu interesse. Inclusive, muitas vezes, você pode acabar construindo uma tese de investimento anjo baseada na sua área de interesse.

No meu caso eu construí minha tese de investimento anjo unindo meu conhecimento por marketing digital, branding e criação de produtos com a minha paixão pelo veganismo. Hoje invisto exclusivamente em fundadores e negócios veganos. Focando nesse nicho consigo entregar mais resultado para as minhas empresas investidas.

Além de buscar por deals ativamente, hoje você também pode ser tornar um investidor anjo pelas plataformas de equity crowdfunding. Hoje existem diversas plataformas desse tipo no Brasil e são fantásticas para você poder construir um portfólio de investimento de forma prática. Inclusive, se você tiver vontade de investir em startups veganas, em breve Vegan Business vai se tornar a primeira plataforma de Equity Crowdfunding focada no mercado plant-based.

Vamos apoiar empresas e empreendedores em todo o ecossistema, incluindo startups que estão construindo um futuro melhor nas áreas de: alimentos, cosméticos e maquiagens, produtos de higiene pessoal e limpeza, vestuário e moda, como também, tecnologias que facilitam a vida sem prejudicar o planeta e os animais. Se quiser ter oportunidades de investimento em primeira mão, clique aqui para se cadastrar na nossa lista de investidores.

Além das plataformas de Equity Crowdfunding, também existem associações que conectam potenciais investidores com startups, como ex. Anjos do Brasil.

Para começar sua trajetória como Investidor Anjo, também sugiro que você procure uma assessoria jurídica que já atua nesse mercado de startups. Existem diversas maneiras de você investir em startups e uma boa assessoria vai poder te apoiar a investir da maneira certa. Eu recomendo a turma da FCMLaw, eles que são responsáveis pela parte jurídica de todos os meus deals (e também advogam para as minhas empresas).

Por fim, como uma boa parte das startups acabam não tendo o sucesso esperado, sugiro que você monte um portfólio com várias empresas. Assim sua chance de acertar em um dos seus investimentos é maior.

Espero que esse texto possa abrir um caminho para você iniciar a sua jornada como investidor anjo. Sucesso sempre!

Para você que caiu de parqueadas por aqui, seja muito bem-vindo! Meu nome é Christian, mas as pessoas me chamam carinhosamente de Crica. Sou dinamarquês-brasileiro e vivo no Brasil ha 10 anos. Sou cofundador do Zen Wellness, fundador do Vegan Business, Investidor Anjo e Investment Advisor da Veg Capital no Brasil.

29/07

Crica Wolthers

Dinamarquês-brasileiro, empreendedor, investidor anjo em negócios veganos.

Deixe seu comentário

Quem é crica
Christian ‘Crica’ Wolthers
Dinamarquês-brasileiro, pai, marido, co-fundador do Zen, investidor anjo, apresentador do Crica das Plantas e palestrante.
Leia mais
Meditações Guiadas, Programas de Autoconhecimento e muito mais.
Conheça o Zen!
Download NOW