Vocês já ouviram falar no termo “valor biológico”?

E por que se costuma dizer que as proteínas de origem animal têm um valor biológico maior do que as vegetais? De acordo com o Doutor T. Colin Campbell, phD em Bioquímica da Nutrição e autor do livro “The China Study”, as proteínas de origem animal são mais parecidas às do nosso corpo, ou seja, elas contêm aminoácidos mais ou menos nas mesmas quantidades e proporções que as nossas proteínas. Portanto, quando consumidas, são mais rapidamente e mais facilmente desmontadas e montadas, quando as necessitamos.

Consequentemente, com as de origem animal, temos uma divisão celular mais rápida e mais eficiente, e um crescimento e um ganho de peso maiores também. Por isso as classificaram como tendo um valor biológico maior, ou sendo de melhor qualidade. No entanto, enquanto isso pode ser bom para a engorda de animais na pecuária, não é bom para nós, seres humanos, especialmente em termos de saúde.  Pois uma divisão celular mais rápida e mais eficiente pode significar tanto um envelhecimento precoce, como uma divisão celular mais acelerada de um tumor maligno.

Então, neste caso, o uso do termo “alto valor biológico” talvez não devesse ser utilizado, pois pode fazer as pessoas acreditarem erroneamente que estão consumindo algo de melhor qualidade, quando na verdade as proteínas de origem vegetal são uma melhor opção para a saúde e a longevidade, já que o seu consumo excessivo não está correlacionado a doenças crônico degenerativas, como acontece com a proteína animal.

Fonte:

  1. T. Colin Campbell, “Module 5 Reading: On Protein Quality and Quantity”. Certificate in Plant-Based Nutrition” 2012, T. Colin Campbell Foundation and TILS.
25/03

Giovana Fezer

Sou formada em Nutrição e Saúde pela Universidade Point Loma Nazarene University, de San Diego, CA. Também sou graduada no curso “Certificate in Plant-Based Nutrition” pela universidade de eCornell, de Ithaca, NY. Me tornei vegana há quatro anos, com a intenção de melhorar a minha saúde. Hoje sou apaixonada por essa alimentação e estilo de vida. Sou autora do @vegan_nutri e do blog Giovana Fezer Nutrição Vegana Funcional, nos quais compartilho com muito carinho dicas de alimentação vegana funcional, receitas e fotos autorais. Lhes desejo uma excelente nutrição sempre! :) Gio.

Deixe seu comentário

Quem é crica
Christian ‘Crica’ Wolthers
Dinamarquês-brasileiro, pai, marido, co-fundador do Zen, investidor anjo, apresentador do Crica das Plantas e palestrante.
Leia mais
Meditações Guiadas, Programas de Autoconhecimento e muito mais.
Conheça o Zen!
Download NOW