E se você pudesse ter uma saúde perfeita sem seguir nenhuma dieta milagrosa? E se você pudesse ter um corpo bonito, forte e cheio de vitalidade sem utilizar nenhuma droga, nenhum hormônio ou medicamento? Será que isso pode acontecer?

A resposta é SIM. E é perfeitamente possível alcançar tais resultados através algo muito simples e sem nenhum custo. Sem custo financeiro, melhor dizendo. Trata-se de um verdadeiro milagre chamado “meditação”.

Há muito tempo o homem se descuidou do corpo. Geralmente lembramos da cabeça apenas quando ela dói; ou da coluna quando há algum incômodo. É assim com todos os órgãos e membros. De fato, não estamos atentos ao corpo. Ele tem sido um mero serviçal, tratado com descaso.

Não bastasse a falta de atenção, diga-se, de cuidado, maltratamos esse magnífico instrumento através de hábitos físicos e alimentares nocivos e, principalmente, por meio da dieta mental. Injetamos na corrente sanguínea todo o chorume de emoções e sentimentos reprimidos, da raiva, da irritação, angústia, ansiedade e estresse que carregamos. Tudo isso começa na mente e deságua no corpo.

Nenhum alimento é tão tóxico quanto os pensamentos podem ser. A mente pode, literalmente, envenenar o corpo.

Os primeiros passos na meditação geralmente são dados por meio do corpo. Observando, notando, estando atento a ele. Observar a respiração é corpo. Ficar em determinada postura é corpo. Mesmo sentar-se silenciosamente é corpo; não deixa de ser exercício físico. Os antigos meditadores sabiam que a melhor forma de começar a busca interior é pelo corpo. O corpo é material, está sempre aqui e agora. Enquanto a mente está vagando entre passado e futuro com um para-brisa em dias de chuva, o corpo, ao contrário, está sempre presente. Podemos tocá-lo, senti-lo, vê-lo, cheirá-lo. Podemos acessá-lo pelos sentidos, como costuma dizer o amado mestre Satyaprem.

Já se sabe que a maior parte das enfermidades tem origem na mente e não no corpo. São as chamadas doenças psicossomáticas. Estima-se que nos Estados Unidos mais de 70% das consultas médicas são originadas por questões mentais. A mente está tão conturbada, tão confusa, que somatiza um sem-número de doenças no corpo físico. O corpo sofre em razão daquilo que a mente pensa. Como estamos totalmente distraídos, sequer percebemos esse fenômeno ocorrendo.

As técnicas de meditação, nesse sentido, são medicinais. Elas trazem de volta a atenção para o corpo. Com a atenção, muda a vibração, muda a frequência de onda; da doença para a saúde.

Não é por acaso que a raiz da palavra é a mesma. Meditação é medicinal. E a ciência tem comprovado os benefícios de alguns métodos. Aliás, praticamente todos os experimentos e pesquisas sobre a meditação tem sido exitosas.

Vejamos alguns casos.

ESTRESSE E ANSIEDADE. Um estudo publicado no The American Journal of Psychiatry descobriu que meditações do tipo zen reduzem significativamente o estresse quando praticado por um período mínimo de três meses. Revelou também que a meditação literalmente reduz a densidade do tecido cerebral associada à ansiedade e à preocupação.

MEMÓRIA. Se você quer se tornar um verdadeiro campeão de memória ou simplesmente quer lembrar o nome daquele cara que trabalha no corredor, algumas técnicas de meditação podem ajudar. Pesquisas do Indian Journal of Physiology and Pharmacology mostraram que a prática continua atua no cérebro melhorando a capacidade de memorizar coisas, além de armazenar e consolidar novas informações.

SAÚDE CARDIOVASCULAR. Não é apenas através da nutrição e dos exercícios físicos que o coração se fortalece. Pesquisadores descobriram que tanto a atenção plena (mindfulness) quanto a Meditação Transcendental melhoram a saúde cardiovascular e reduzem o risco de doença cardíaca. Esse estudo foi divulgado pelo portal Family and Community Health.

IMUNIDADE. Você sabia que nenhum remédio convencional é preciso para fortalecer o sistema imunológico? Praticantes de meditação que possuem dietas física e mental equilibradas tem ficado anos e anos sem ao menos um resfriado. Nenhuma virose, nenhuma bactéria consegue se desenvolver em um organismo alcalinizado. O International Journal of Yoga, referência mundial no assunto, recentemente veiculou uma notícia com o seguinte destaque: ‘Acredite ou não, uma variedade de diferentes tipos de meditação, desde a atenção plena à yoga, tem demonstrado fortalecer o sistema imunológico humano e torná-lo mais resistente a vírus e infecções’.

As técnicas de meditação funcionam. Se você utilizar a técnica certa vai ter bons resultados; é inevitável. Procure orientação profissional adequada e comece hoje a mudar sua vida. A saúde de Buda te espera!

Escrito por Gabhishakpesquisador e praticante de meditação. OBS: Tem várias meditações guiadas do Gabhishak disponíveis no Zen. A meditação guiada ‘Limpando a Confusão‘ é simplesmente fantástica, para ouvir baixe o Zen para iPhone ou Android.

meditacao gabhishak

 

54/06

Gabhishak

Gabhishak é pesquisador e praticante de meditação. Tem atendido pessoas no Brasil, Europa, Estados Unidos e Japão.

Deixe seu comentário

Quem é crica
Christian ‘Crica’ Wolthers
Dinamarquês-brasileiro, pai, marido, co-fundador do Zen, investidor anjo, apresentador do Crica das Plantas e palestrante.
Leia mais
Meditações Guiadas, Programas de Autoconhecimento e muito mais.
Conheça o Zen!
Download NOW