Uma pergunta que eu recebo frequentemente das pessoas que me seguem no Instagram é: por que eu não uso azeite nas minhas receitas? Na verdade, não é só o azeite que eu não uso, é qualquer óleo isolado (vegetal ou animal).

Mas o que são os óleos isolados? Eles são mais conhecidos como azeite de oliva, óleo de linhaça, de girassol, de soja, de milho, de gergelim etc. Todos são extraídos de alimentos vegetais para criar óleo puro. Com 120 calorias e 14 gramas de gordura por colher de sopa, o óleo é o alimento mais calorísticamente denso que existe.

Comer óleo é basicamente comer calorias concentradas.

O processo para extrair o óleo do alimento também resulta em remoção de vitaminas, fitoquímicos e fibras que o alimento originalmente ofereceu. Por isso, os elementos saudáveis ​​estão faltando.

Por esse motivo, em casa não uso nenhum óleo isolado. Minha dieta é extremamente pobre em gordura, mas o pouco que eu como vem de alimentos integrais (a base de plantas, naturalmente), como por exemplo oleaginosas, sementes, avocado e abacate e o pouco que tem nas plantas em geral. Dietas altas em gorduras promovem diversas doenças sérias causadas por processos inflamatórios, além de doença arterial coronariana.

Se você quiser saber mais sobre esses assuntos, sugiro os livros abaixo. Neles você irá entender os riscos de uma alimentação rica em gordura, entre muitos outros elementos na relação entre dieta e saúde/doença.

1. The China Study por T. Colin Campbell e Thomas M. Campbell II. 
2. How Not to Die por Michael Greger. 
3. Prevent and Reverse Heart Disease por Caldwell Esselstyn. 

Infelizmente, estes livros não foram traduzidos para português (ainda), mas junto com editora de um amigo, estou trabalhando para que isso aconteça.

Obrigado pela visita, e se tiver alguma pergunta ou sugestão é só comentar abaixo. Te desejo muita saúde!

OBS: Leia também os textos ‘Sua filha só vai comer plantas?‘, ‘Quanta fibra você deve comer por dia‘ e assiste o primeiro episódio do meu programa ‘Crica das Plantas‘ com uma receita incrível de sorvete natural.

OBS x2: Eu fiz um texto falando sobre como The China Study e How Not to Die transformaram a minha saúde.

28/02

Crica Wolthers

Dinamarquês-brasileiro, pai, marido, co-fundador do Zen, investidor anjo na SimpleSign e Hilfr, apresentador do Crica das Plantas e palestrante.

Deixe seu comentário

Quem é crica
Christian ‘Crica’ Wolthers
Dinamarquês-brasileiro, pai, marido, co-fundador do Zen, investidor anjo, apresentador do Crica das Plantas e palestrante.
Leia mais
Meditações Guiadas, Programas de Autoconhecimento e muito mais.
Conheça o Zen!
Download NOW