Como podemos reduzir a exposição aos resíduos de pesticidas em frutas e verduras?

Comprar orgânicos reduz drasticamente a exposição dietética a pesticidas, mas não elimina o risco potencial. Os resíduos de pesticidas são detetáveis ​​em cerca de uma em cada dez amostras de culturas orgânicas, devido à contaminação cruzada de campos vizinhos, à presença contínua de pesticidas muito persistentes, como Diclorodifeniltricloroetano (DDT) no solo, e ao uso acidental ou fraudulento.

Ao escolher o orgânico, as pessoas esperam deslocar as exposições de uma série de riscos incertos para uma série de riscos insignificantes, mas mesmo que tudo o que comêssemos estivesse carregado de pesticidas de produtos convencionais, há um consenso claro na comunidade científica: a saúde beneficia do consumo de frutas e vegetais, superando qualquer risco potencial de resíduos de pesticidas. E podemos reduzir facilmente qualquer risco que haja ao enxaguar nossas frutas e vegetais em água corrente.

Há, no entanto, uma infinidade de produtos que supostamente reduzem as frutas e produzem resíduos de pesticidas de forma mais eficaz do que a água e que são promovidos para consumidores preocupados. Por exemplo, a Procter & Gamble introduziu uma lavagem de frutas e vegetais, proclamado ser 98% mais eficaz do que a água na remoção de pesticidas.

Então, os pesquisadores colocaram isso à prova e os resultados não eram melhores do que os da água da torneira.

Pouco depois, a Procter & Gamble interrompeu o produto, mas muitos outros tomaram seu lugar alegando que suas lavagens de vegetais são três, quatro, cinco ou mesmo dez vezes mais eficientes do que a água, a que um pesquisador respondeu: “Isso é matematicamente impossível”. Se a água remove 50%, você não pode tirar dez vezes mais do que 50%. Até descobriram que a água removia até 80% de resíduos de pesticidas, como fungicidas. Então, é matematicamente impossível, numa lavagem de vegetais, usar um produto que é três, quatro, cinco, dez vezes melhor do que a água.

Outros produtos para lavar frutas e vegetais já foram postos à prova. Os pesquisadores compararam o FIT Fruit & Vegetable Wash, o Organiclean, o Vegi-Clean e o sabão de lavar louça à lavagem com água da torneira. 196 amostras de alface, morangos e tomates foram testadas, e os pesquisadores descobriram pouca ou nenhuma diferença entre apenas enxaguar com água da torneira em comparação com qualquer lavagem de vegetais (ou o sabão). Todos pareciam ser um desperdício de dinheiro. Os pesquisadores concluíram que apenas a ação mecânica de esfregar o produto sob a água da torneira parecia servir, e que o uso de detergentes ou lavagens de frutas e vegetais não aumenta a remoção de resíduos de pesticidas de produtos em relação à água da torneira.

Contudo, isto pode não dizer muito. Captan parece ser a exceção. Quando a água simples foi testada contra uma meia dúzia de outros pesticidas, menos de metade dos resíduos foram removidos.

O utensílio de uña funciona melhor, mas o objetivo é acabar com um tomate menos tóxico e não mais tóxico.

Precisamos de um método direto, plausível e seguro para a remoção de pesticidas. Existe alguma coisa que possamos adicionar à água para aumentar suas habilidades de remoção de pesticidas?

Se você molhar batatas na água, entre cerca de 2% a 13% dos pesticidas são removidos, mas uma solução de ácido acético remove de 5% a 100%. O que é isso? Vinagre branco.

E quanto ao vinagre diluído? O vinagre diluído só parecia marginalmente melhor do que a água da torneira para remover resíduos de pesticidas. O uso de vinagre puro seria caro, no entanto. Felizmente, há algo mais barato que funciona ainda melhor: água salgada.

Uma solução de sal a 10% parece funcionar tão bem ou melhor do que o vinagre. Para fazer uma solução de sal a 10%, você tem que misturar cerca de uma só parte de sal com nove partes de água (lembre-se de enxaguar todo o sal antes de comer!).

Agora, não há muito que possa fazer para os pesticidas em produtos de origem animal. As principais fontes de alguns pesticidas são frutas e vegetais; mas, para outros pesticidas, são produtos lácteos, ovos e carne porque os produtos químicos acumulam gordura. O que você faz sobre pesticidas em produtos de origem animal? Cozinhar ovos parece destruir mais pesticidas do que mexê-los, mas a cozedura pode aumentar os níveis de pesticidas que se acumulam na gordura de peixes e galinhas, e que a gente obviamente não pode simplesmente lavar. Na verdade, lavar carne, aves ou ovos é considerado um dos dez principais perigosos erros de segurança alimentar.

O texto acima foi escrito por Dr. Michael Greger, extraído do NutritionFacts.org e traduzido com autorização.

Dr. Greger é médico, especialista em nutrição, autor do New York Times Best Seller ‘How Not to Die‘, palestrante e fundador da instituição de caridade sem fins lucrativos, NutritionFacts.org.

Admiro muito o trabalho do Dr. Greger e confio demais no conteúdo produzido por ele e divulgado no NutritionFacts.org.

Se você tiver interesse em ler mais sobre saúde, autoconhecimento, alimentação e ciências da nutrição, visite minha lista de livros.

Leia também quanta fibra você deve comer por dia e como previnir um ataque cardíaco.

44/02

Crica Wolthers

Dinamarquês-brasileiro, pai, marido, co-fundador do Zen, investidor anjo na SimpleSign e Hilfr, apresentador do Crica das Plantas e palestrante.

Deixe seu comentário

Quem é crica
Christian ‘Crica’ Wolthers
Dinamarquês-brasileiro, pai, marido, co-fundador do Zen, investidor anjo, apresentador do Crica das Plantas e palestrante.
Leia mais
Meditações Guiadas, Programas de Autoconhecimento e muito mais.
Conheça o Zen!
Download NOW