Alô alô, família! Fiquei tão animado com o feedback da minha último publicação, ‘Como criar um aplicativo?’, que resolvi escrever mais um texto para os empreendedores de plantão.

Empreendendo desde jovem e vivendo no mundo das startups há oito anos, busquei (e continuo buscando) conteúdo para adquirir novos conhecimentos e trazer insights para minha vida e negócios.

Se você chegou aqui pelo Google ou por indicação de algum(a) amigo(a) e ainda não fomos apresentados, muito prazer! Meu nome é Christian ‘Crica’ Wolthers, sou dinamarquês-brasileiro, empreendedor, investidor anjo, palestrante e apresentador do Crica das Plantas. Eu sou um dos co-fundadores e CEO do Zen, um aplicativo com a missão de ajudar as pessoas alcançarem mais bem estar através de programas de autoconhecimento, meditações guiadas e inúmeros outros conteúdos. Hoje o Zen conta com mais de 2 milhões de downloads e assinantes em mais de 100 países e funciona em português, inglês e espanhol. Se você quer saber mais sobre os meus projetos e investimentos, conecte comigo pelo LinkedIn.

Enough about me, vamos falar de livros fantásticos! Abaixo está minha lista com 5 livros para empreendedores que me marcaram profundamente.

1. A eclosão do Twitter: Uma aventura de dinheiro, poder, amizade e traição por Nick Bilton

De tão entretido, não consegui largar esse livro! Extremamente cativante, A eclosão do Twitter, não é aquele livro técnico com dicas e ferramentas para se tornar um founder melhor, é entretenimento de alto nível que ainda assim me gerou vários insights legais.

Resumo: Em 2005, a Odeo era uma start-up de tecnologia fundada por Noah Glass e tocada por um grupo heterogêneo de hackers anarquistas. Menos de dois anos depois, seus dias estavam contados e metade da equipe já havia sido demitida. Mas, em meio às cinzas da Odeo, aqueles que restaram passaram a trabalhar em um projeto paralelo – que, em 2013, se transformaria em um negócio de 11,5 bilhões de dólares. Essa parte é conhecida da história. Mas a narrativa completa sobre a eclosão do Twitter nunca foi contada. É uma aventura envolvendo dinheiro, amizades, traições e uma luta obsessiva pelo poder. Enquanto seus fundadores passavam de engenheiros de programação comuns a celebridades endinheiradas – estampando capas de revistas e jornais, aparecendo em programas de televisão e figurando na lista das cem pessoas mais influentes do mundo da revista Time -, uma trama perversa se desenvolvia nos bastidores. Nick Bilton, colunista e repórter do New York Times, conduz os leitores pelos caminhos obscuros do crescimento exponencial do Twitter e desvenda a cabeça dos quatro fundadores da empresa: Ev, Jack, Biz e Noah.

Atualmente, o Twitter ostenta em torno de 330 milhões de usuários ativos em todo o mundo. O site se transformou em um instrumento fundamental para combater a opressão política no Oriente Médio, um canal obrigatório para se fazer negócios e a sala de estar mundial para eventos transmitidos ao vivo. Figuras notáveis como o papa e o presidente dos Estados Unidos usam o Twitter regularmente. A exaustiva investigação de Bilton e o acesso sem precedentes a centenas de fontes, documentos e e-mails confidenciais trazem ao leitor, pela primeira vez, um retrato íntimo de quatro amigos que, acidentalmente, mudaram o mundo.

Compre clicando AQUI ou na imagem abaixo.

A eclosão do Twitter: Uma aventura de dinheiro, poder, amizade e traição

2. Venture Deals: Be Smarter Than Your Lawyer and Venture Capitalist

Existe pouca informação (confiável) na internet sobre modelos de deals entre startups e capitais de risco, também conhecidos como Venture Capitals (VC’s). Brad Feld e Jason Mendelson, autores do Venture Deals, entendem muito desse assunto. Por mais de vinte anos, eles participaram de centenas de rodadas de investimento de VC’s e neste livro compartilham suas experiências com muita transparência.

Venture Deals foi um livro que me ajudou a entender melhor o mundo de Venture Capital e me deu muito conhecimento e ferramentas para os diálogos que tive com VC’s quando o Zen começou a crescer.

Recomendo demais para founders, investidores e interessados no mundo de startups. Esse livro (ainda) não foi traduzido para português, mas estou trabalhando para que isso aconteça. Caso você lê inglês, compre pela Amazon, clicando AQUI ou na imagem abaixo.

livro venture deals

3. De Zero a Um: O que Aprender Sobre Empreendedorismo com o Vale do Silício por Peter Thiel e Blake Masters

Peter Thiel é um dos investidores mais conhecidos no mundo das startups, e De Zero a Um também é must-read para empreendedores com vontade de mergulhar no mundo das startups. Funciona também para founders que já estão vivendo os desafios de estar a frente de uma startup.

Resumo: Para Peter Thiel, cofundador do PayPal e investidor em diversas startups, como o Facebook, o próximo Bill Gates não criará um sistema operacional. O próximo Larry Page ou Sergey Brin não desenvolverá um mecanismo de busca. E o próximo Mark Zuckerberg não criará uma rede social. Se você está copiando essas pessoas, não está aprendendo com elas. É mais fácil copiar um modelo que criar algo novo. O progresso vem do monopólio, não da competição. Se você faz o que nunca foi feito e consegue fazer melhor do que qualquer um, tem um monopólio — e qualquer negócio só é bem-sucedido na medida em que é um monopólio. Mas quanto mais você compete, mais se torna parecido com todo o resto. A competição destrói os lucros dos indivíduos, das empresas e da sociedade como um todo. De zero a um: O que aprender sobre empreendedorismo com o Vale do Silício não oferece fórmula para o sucesso. O paradoxo de ensinar empreendedorismo é que tal fórmula não pode existir. Como cada inovação é única, nenhuma autoridade consegue prescrever em termos concretos como ser inovador. Toda inovação vai de 0 a 1. No livro, o autor revela como construir empresas que criem coisas novas. Apresenta uma visão otimista do futuro do progresso e uma maneira original de pensar sobre inovação: ensina você a fazer perguntas que o levem a encontrar valor em lugares inesperados.

Compre AQUI ou clicando na imagem abaixo.

de zero a um peter thiel

4. O lado difícil das situações difíceis por Ben Horowitz

Assim como eu, o autor do O lado difícil das situações difíceis, Ben Horowitz, é um grande fã de hip hop. Talvez por isso que eu me amarrei na linguagem desse livro. Com letras de suas músicas favoritas Ben fala sobre como fundou, dirigiu, vendeu, comprou, geriu e investiu em startups e traz muitas informações fantásticas para founders e empreendedores começando suas jornadas.

Resumo: Em O lado difícil das situações difíceis, Ben Horowitz, um dos empreendedores mais respeitados e experientes do Vale do Silício, conta a história de como ele mesmo fundou, dirigiu, vendeu, comprou, geriu e investiu em empresas de tecnologia, oferecendo conselhos essenciais e normas de sabedoria prática para ajudar os empreendedores a resolver os problemas mais difíceis – aqueles de que as faculdades de administração não tratam. Seu blogue alcançou um público dedicado de milhões de leitores, que passaram a confiar no autor para ajudá-los a gerir suas próprias empresas. Horowitz, grande fã de rap, ilustra as lições empresariais com letras de suas músicas favoritas e fala a verdade nua e crua sobre os assuntos mais espinhosos, desde como demitir um amigo até saber o melhor momento para vender a empresa.

Compre AQUI ou clicando na imagem abaixo.

o lado dificil das situacoes dificeis ben horowitch

5. Ferramentas dos Titãs por Tim Ferriss

Como um bom curioso, esse livro caiu como uma luva para mim. No Ferramentas dos Titãs, Tim Ferriss entrevista várias personalidades interessantes e pergunta coisas do dia a dia para essa galera. Foi nesse livro que descobri que Arnold Schwarzenegger, assim como eu, é praticante de meditação. Ótimo livro que nem acabei ainda, mas abro e leio de vez em quando.

Resumo: Tim Ferriss, autor best-seller do The New York Times , já entrevistou mais de 200 convidados no The Tim Ferriss Show, podcast que ultrapassou a marca de 200 milhões de downloads. Celebridades como Arnold Schwarzenegger, investidores como Ben Horowitz, atletas lendários, oficiais do Comando de Operações Especiais dos Estados Unidos e até cientistas estão entre os titãs que passaram pelo programa.

Depois de dois anos de entrevistas, Tim decidiu reunir em um livro as conversas e as respostas a perguntas como: O que você faz na primeira hora depois de acordar?; Qual é sua rotina de exercícios?; Quais são as maiores perdas de tempo para os novatos em sua área de atuação?; Que suplementos você toma?.

Depois de testar e aplicar na própria rotina todas as dicas dos entrevistados, o autor garante que as ferramentas o salvaram de anos de esforços desperdiçados e frustração. E agora, as melhores táticas — que ajudaram Tim a dobrar sua renda, flexibilidade e felicidade — estão disponíveis em Ferramentas dos titãs. 

Compre AQUI ou clicando na imagem abaixo.

Ferramentas dos titas tim ferriss

Espero que você curtiu minha lista de livros para empreendedores. Leia também quais foram os dois livros que transformaram a minha saúde.

24/03

Crica Wolthers

Dinamarquês-brasileiro, pai, marido, co-fundador do Zen, investidor anjo na Reshape, SimpleSign e Hilfr, apresentador do Crica das Plantas e palestrante.

Deixe seu comentário

Quem é crica
Christian ‘Crica’ Wolthers
Dinamarquês-brasileiro, pai, marido, co-fundador do Zen, investidor anjo, apresentador do Crica das Plantas e palestrante.
Leia mais
Meditações Guiadas, Programas de Autoconhecimento e muito mais.
Conheça o Zen!
Download NOW