No vídeo ‘Arterial Acne, Dr. Michael Gregerdescreve placas ateroscleróticas como bolsas inflamadas de pus. Nossas artérias coronárias começam sendo saudáveis, mas a gordura saturada, gordura trans e o colesterol na dieta americana padrão aumentam o colesterol em nosso sangue, que se acumula na parede da artéria. Isso desencadeia uma resposta inflamatória. Esta chamada faixa gordurosa pode então se transformar em uma placa aterosclerótica, que tem o potencial de se romper em nossa artéria. Se isso acontecer, um coágulo de sangue se forma, desligando o fluxo de sangue para uma parte do nosso coração, que pode morrer e, finalmente, nos matar.

O que causa esse passo final, a ruptura da placa? Há dez anos, pesquisadores do estado de Michigan propuseram um mecanismo. Eles observaram que quando você olha as placas quebradas de autópsias de pessoas que morreram por ataques cardíacos, elas são preenchidas com cristais de colesterol que se projetam da placa. Então, os pesquisadores se perguntaram se todo esse colesterol na placa ficaria tão supersaturado que atinge um ponto em que ele cristaliza como água açucarada formando doce de rocha. Os cristais em crescimento podem então explodir a placa aberta.

Para testar essa teoria, fizeram uma solução supersaturada de colesterol em um tubo de ensaio para ver se expandia quando cristalizava e, de fato, foi isso aconteceu – como quando a água se expande quando cristaliza no gelo. No vídeo Cholesterol Crystals May Tear Through Our Artery Lining, você pode ver um enorme cristal de colesterol disparando no topo de um tubo de ensaio. Sob um microscópio, as pontas dos cristais de colesterol eram agulhas dentadas afiadas.

Os pesquisadores tentaram colocar uma fina membrana sobre o topo do tubo de ensaio para ver se as agulhas de colesterol passariam, e de fato as pontas afiadas dos cristais de colesterol cortaram a membrana. Isso sugeriu que a cristalização do colesterol supersaturado em placas ateroscleróticas poderia induzir a ruptura que nos mata.

Um tubo de ensaio é uma coisa, mas você pode realmente ver cristais cutucados em espécimes de autópsia? Sim, foram encontrados cristais de colesterol que perfuram a placa arterial em pacientes que morreram com ataques cardíacos, com protrusões extensas de cristais de colesterol no meio da artéria.

O que nos faz pensar que foram os cristais que realmente estouraram a placa? Todos aqueles que morreram de ataques cardíacos agudos tinham cristais de colesterol perfurantes que sairam de suas placas, mas não foram encontrarados cristais que perfuravam as artérias das pessoas que tiveram aterosclerose grave mas acabaram por morrer devido a causas não cardíacas.

Isso pode explicar por que reduzir drasticamente os níveis de colesterol com a dieta (e os medicamentos, se necessário) pode reduzir o risco de ataque cardíaco fatal, puxando o colesterol para fora da parede da artéria e diminuindo o risco de cristalizar essas agulhas de colesterol que podem estourar a placa.

Dado os poderosos recursos visuais, o vídeo Cholesterol Crystals May Tear Through Our Artery Lining pode ser bom para compartilhar com aqueles em sua vida que têm doenças cardíacas, na esperança de que eles possam considerar seguir dietas de obstrução arterial.

Bloquear o primeiro passo da doença cardíaca envolve manter o colesterol LDL baixo diminuindo a ingestão de gordura trans, gordura saturada e colesterol: tolerância zero. Trocar carne vermelha por carne branca não vai chegar.

O texto acima foi escrito por Dr. Michael Greger, extraído do NutritionFacts.org e traduzido com autorização.

Dr. Greger é médico, especialista em nutrição, autor do New York Times Best Seller ‘How Not to Die‘, palestrante e fundador da instituição de caridade sem fins lucrativos, NutritionFacts.org.

Admiro muito o trabalho do Dr. Greger e confio demais no conteúdo produzido por ele e divulgado no NutritionFacts.org.

Se você tiver interesse em ler mais sobre saúde, autoconhecimento, alimentação e ciências da nutrição, visite minha lista de livros.

Leia também o artigo ‘Quanta fibra você deve comer por dia?‘. 

43/02

Crica Wolthers

Dinamarquês-brasileiro, pai, marido, co-fundador do Zen, investidor anjo na Reshape, SimpleSign e Hilfr, apresentador do Crica das Plantas e palestrante.

Deixe seu comentário

Quem é crica
Christian ‘Crica’ Wolthers
Dinamarquês-brasileiro, pai, marido, co-fundador do Zen, investidor anjo, apresentador do Crica das Plantas e palestrante.
Leia mais
Meditações Guiadas, Programas de Autoconhecimento e muito mais.
Conheça o Zen!
Download NOW