Apesar de jovem, já empreendo a mais de 15 anos e durante essa incrível jornada, cheia de erros e acertos, eu tive alguns aprendizados que me ajudaram demais e continua tendo importância na minha vida, tanto profissional quanto pessoal. Muitas dessas lições foram se abrindo a partir dos erros cometidos, mas também por ter empreendido ao lado de pessoas extremamente talentosas, que me ensinaram a ser uma pessoa melhor e agregaram muito com suas presenças e experiências de vida.

Tanto que hoje, junto com essas pessoas tenho uma empresa próspera e trabalho ao lado de elas, que me inspiram. 

Para você que caiu de parqueadas por aqui, seja muito bem-vindo! Meu nome é Christian, mas as pessoas me chamam carinhosamente de Crica. Sou dinamarquês-brasileiro e vivo no Brasil ha 10 anos. Sou cofundador e CEO do Zen, uma empresa com a missão de “Transformar a vida das pessoas diariamente através do conhecimento”. 

Falando em conhecimento e transformação, abaixo compartilho com você algumas lições responsáveis pelos maiores aprendizados que tive, que transformaram a minha saúde e o meu bem estar, dentro e fora do escritório. 

Sobre aprender a se comunicar

Não adianta saber o que quer, mas não saber comunicar isso. Hoje vejo a comunicação como um dos principais pilares para construir um negócio de sucesso. No início da minha jornada empreendedora, a falta de saber me comunicar de forma assertiva e ao mesmo tempo empática, muitas vezes acabou trazendo resultados diferentes daqueles que eu desejava. Confesso que eu demorei para aprender a me comunicar, mas aos poucos eu fui investigando o que havia de errado por trás das falhas. 

Três coisas que me ajudaram muito, e continuam me ajudando na hora de me comunicar são ter clareza da mensagem que eu desejo transmitir, me preparar e gerar uma conexão. Para ter clareza da mensagem que eu quero passar, preciso saber onde eu quero chegar – ou seja, antes de mais nada defino um objetivo. A minha preparação acontece em duas fases, primeiro coloco no papel o que quero dizer, e depois faço um (ou alguns) ensaios comigo mesmo. Por último, para mim a essência da comunicação bem-sucedida vem através da conexão entre as partes. Empatia, vulnerabilidade e ter a habilidade de se colocar no lugar do outro são caminhos para gerar essa conexão, tão importante. 

O cuidado com a saúde física e emocional

No início da minha jornada eu foquei apenas no trabalho, por acreditar que só com muito trabalho eu teria sucesso, e a minha saúde foi deixada de lado. Foi necessário ter minha saúde física e emocional prejudicada para que eu pudesse valorizá-la, e isso me trouxe um enorme aprendizado.

Hoje entendo que a saúde, tanto física quanto emocional, é essencial para prosperar. Com a saúde em dia consigo produzir mais e com maior qualidade, e só colho benefícios. 

Dedicação ao autoconhecimento e ao autocuidado

Primordialmente, se conhecer é um processo sem fim e que carece tempo, dedicação e auto-investigação. Como empreendedor, sempre tive o desejo de ajudar outras pessoas e o excesso de “olhar para fora” já me fez assumir cargas que eu não poderia suportar. O excesso de coisas acaba mesmo por afetar o corpo e a mente, e assim, prejudica a vida em todos os seus aspectos. Quer ajudar todos, mas não ajuda ninguém, sabe? 

Tirar um tempo para se conhecer melhor, vai facilitar as suas escolhas na vida, inclusive as profissionais. Quando estamos em equilibro, sabendo o que queremos, conseguimos focar naquilo que realmente importa para a gente. E uma coisa que eu percebi, foi que no momento que eu comecei a me conhecer e me cuidar, acabei gerando um impacto muito maior no meu meio. Comecei de fato a ajudar os outros, só de me ajudar. 

Minha esposa, Juliana, também abriu o campo do autocuidado na minha vida. Com ela aprendi e me aceitar como um ser imperfeito, a entender que está tudo bem não dar conta de tudo, afinal, conciliar a carreira de empreendedor com família e esporte não é tarefa fácil para ninguém. 

Se você quer se aprofundar no autoconhecimento e autocuidado, te convido a conhece o Zen (disponível para iPhone e Android). Por lá disponibilizamos uma série de conteúdos e ferramentas que auxiliam as pessoas nesse processo.

Aprender a aprender, sempre

Uma das lições mais preciosas desses meus 15 anos empreendendo é de que o aprendizado está em todos os lugares e situações, e enquanto estivermos vivos, ele deve acontecer.

Houve um tempo em que eu focava tanto em realizar e ter resultados, que acabei me fechando para o fato de que quando se trata de aprendizado, não há uma linha de chegada. Podemos aprender o tempo todo, com pessoas e situações à nossa volta. E não importa o ponto que estamos, o sucesso exige mais humildade para que o aprendizado continue e para que possamos obter novas formas de conhecimento.

Nesse sentido, quando falo de aprendizado me refiro tanto ao estudo formal, que inclui as formações acadêmicas e cursos de curta duração, que são proveitosos principalmente em teoria e métodos, quanto ao aprendizado do cotidiano, que decorre da observação às pessoas e sistemas à nossa volta, ao olhar os caminhos percorridos, ao exercer a curiosidade e conversar e ler sobre as pessoas, há muito a se aprender. Cada um tem sua devida importância. 

Ah! E os livros…

Para mim, os livros são incríveis para aprender, porque o autor dedicou o tempo necessário para pesquisar e produzir uma obra, e por meio dela compartilhar sua visão ou história. Em um mundo que a maioria das informações publicadas são superficiais, eu sinto que os livros me ajudam a me aprofundar em assuntos que me interessam. 

Um dos livros marcantes e que tem tudo a ver com esse tema, “O Poder do Agora”, de Eckhart Tolle. Esse livro me abriu o caminho para sentir na pele o que é viver cada momento com presença e valorizar o agora.

Para quem, como eu, tem dificuldade em ler livros (no meu caso porque me da sono, rs) os audiolivros são fantásticos. Além dos audiolivros , também aprendo muito com podcasts e concilio os audiolivros e podcast com o exercícios, assim melhoro minha saúde enquanto eu estudo.

A importância de focar no que realmente importa

Aprender essa lição me fez virar a chave e a mudança foi incrível. No momento em que eu tirei o meu foco do cuidado com os outros e me foquei em cuidar de mim e de tudo aquilo que considero mais importante, pude perceber alterações significativas. 

Por consequência, o autocuidado que aprendi a ter refletiu diretamente nas pessoas ao meu redor, foi algo inacreditável. É como se ao cuidar de mim eu tivesse acendido uma luz que iluminou tudo e todos à minha volta. 

Espero que uma ou algumas dessas lições possam abrir um novo caminho para você .

24/08

Crica Wolthers

Dinamarquês-brasileiro, pai, marido, empreendedor, Co-fundador e CEO do Zen.

Deixe seu comentário

Quem é crica
Christian ‘Crica’ Wolthers
Dinamarquês-brasileiro, pai, marido, co-fundador do Zen, investidor anjo, apresentador do Crica das Plantas e palestrante.
Leia mais
Meditações Guiadas, Programas de Autoconhecimento e muito mais.
Conheça o Zen!
Download NOW